Periodontite é a inflamação e infecção das estruturas de suporte dos dentes (ligamentos periodontais e osso alveolar)
A periodontite é uma doença encontrada em muitos pacientes, porém perfeitamente possível de ser prevenida e o tratada.
A periodontite ocorre quando gengivite, que é a inflamação e infecção das gengivas, não é tratada ou quando o seu tratamento é adiado. Os quadros infecciosos e inflamatórios passam das gengivas para os ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes. A perda deste suporte faz com que os dentes fiquem soltos e acabem caindo. A periodontite é a principal causa de perda de dentes em adultos. Esse problema não é comum na infância, mas aumenta durante a adolescência.
A placa bacteriana e o tártaro se acumulam na base dos dentes. A inflamação causa o desenvolvimento de um bolsa periodontal localizada entre gengivas e os dentes. Essa inflamação, com o tempo, acaba causando a destruição dos tecidos moles e dos ossos que cercam o dente. Como a placa contém bactérias, é provável que haja infecção também, o que pode levar ao desenvolvimento de um abscesso dentário, aumentando a taxa de destruição óssea.
Alguns fatores de risco podem acelera o aparecimento da doença periodontal
Geralmente começa com uma gengivite aparecendo sangramento gengival; as vezes espontâneos ou na escovação ou usando o fio dental.
Fique atento aos principais sinais da periodontite:
O diagnóstico de periodontite é geralmente feito de forma simples. Ele é baseado na descrição dos sintomas e em um exame da boca do paciente. O cirurgião dentista detecta da presença de placas bacterianas e tártaro, além de verificar se há sangramento fácil.
Os principais objetivos do tratamento da periodontite são reduzir a inflamação, eliminar os bolsos (se houver) e tratar as causas subjacentes.
Superfícies ásperas dos dentes ou aparelhos odontológicos devem ser reparados se houver suspeita de que estejam facilitando a ocorrência da periodontite. Causas subjacentes à doenças e outros distúrbios possivelmente envolvidos devem ser tratados.
É importante fazer a limpeza dos dentes cuidadosamente. Isso pode envolver o uso de vários instrumentos ou aparelhos para remover o acúmulo de placa e tártaro dos dentes. A higiene oral rotineira, meticulosa e caseira é necessária após a limpeza dentária profissional para impedir mais destruição. Orientar técnicas de escovação e ensinará o uso correto do fio dental. Recomenda-se que os pacientes com periodontite façam limpeza dentária profissional mais de 3 vezes por ano
Também pode ser necessário tratamento cirúrgico para tratar o problema, pois bolsas muito profundos nas gengivas podem precisar ser abertas e limpas.
Além disso, dentes soltos podem precisar de suporte. Talvez o dentista precise remover um ou vários dentes para que a periodontite não piore e se espalhe para os dentes vizinhos.
Complicações possíveis
Algumas pessoas acham desconfortável o processo de remoção de placa dentária das gengivas inflamadas. Os sangramentos e o inchaço das gengivas devem desaparecer dentro de uma ou duas semanas após o início do tratamento, fazendo com elas voltem a ter aspecto saudável.
Você deve manter uma higiene oral cuidadosa por toda a vida, caso contrário, a periodontite pode reaparecer.
A boa higiene oral é a melhor forma de prevenção da periodontite. Ela inclui a escovação e o uso do fio dental cuidadosa e diariamente, além de limpezas profissionais regulares nos dentes. A prevenção e o tratamento da gengivite reduzem o risco de desenvolvimento da periodontite