Facetas Dentárias Manaus

As facetas dentárias são finas próteses de cerâmica, resina ou porcelana que aderem à superfície dentária e atuam como uma espécie de “capa”, dando ao sorriso uma aparência atrativa e natural, assegurando a autoestima e o bem-estar do paciente. São indicadas essencialmente para fins estéticos. As facetas alteram a cor, o formato e a posição dos dentes, por isso são um procedimento muito procurado por pessoas que apresentam algum tipo de insatisfação estética com os dentes ou desejam corrigir dentes desiguais, com falhas ou imperfeições, diastemas, dentes desalinhados e com espaçamentos, com manchas ou com desgaste e rachamento.

São também usadas habitualmente para solucionar problemas causados por patologias como a cárie, desgaste do esmalte dentário, alterações da cor ou deficientes restaurações anteriores, melhorando visivelmente e com resultados imediatos o aspecto dos dentes e do sorriso.

As facetas dentárias podem ser de três tipos: facetas de cerâmica, facetas de resina e facetas de porcelana.

Facetas de cerâmica

As facetas dentárias de cerâmica são geralmente utilizadas para reparar imperfeições graves, corrigindo problemas de forma, tamanho ou coloração dos dentes. Algumas vantagens de utilizar facetas de cerâmica consiste no fato de que elas não mudam de cor, não perdem o brilho, não se desgastam e melhoram a aparência do sorriso.

Facetas de resina

As facetas de resina possuem a vantagem de serem confeccionadas numa única sessão pelo dentista e, por esse motivo, são mais rápidas e mais baratas. No entanto, uma desvantagem quando comparada às facetas de cerâmica é que, a médio prazo, perdem o brilho, sofrem ligeiras alterações de cor, desgastam-se e podem mesmo fraturar-se, sendo necessário retocá-las com o passar dos anos. Há duas formas de colocar as faceta de resina: diretamente sobre o dente ou pré-fabricadas e colocadas posteriormente.

Facetas de porcelana

Este tipo de facetas dentárias é o mais solicitado devido à sua resistência e durabilidade; além disso, não ficam manchadas ou tingidas com a passagem do tempo. São produzidas num laboratório e colocadas sobre o dente, após a preparação deste, com resultados excelentes. O seu acabamento é extraordinariamente estético, natural e brilhante, contribuindo para aumentar consideravelmente a autoestima.

Saiba mais sobre o processo de aplicação das facetas dentárias e os principais cuidados que você deverá ter após o procedimento

As facetas são coladas ou cimentadas sobre a superfície dos dentes de forma indolor. Alguns cuidados são necessários após o procedimento, como usar fio dental diariamente e escovar os dentes regularmente com cremes dentais com flúor não abrasivos. O consumo de café, vinho e de outros alimentos com excesso de pigmentação deve ser limitado. No geral, intensificar o cuidado com a higiene oral é o principal cuidado que deve ser adotado após o procedimento de colocação das facetas dentárias.

Algumas das vantagens que as facetas dentárias oferecem são a alta durabilidade, baixa manutenção, melhora na estética e na autoestima, melhora na saúde bucal.

Agendar