Implante Dentário


O que são Implantes Dentários?

Os Implantes dentários são estruturas de metal, geralmente feitas de titânio, que são posicionadas, através de procedimento cirúrgico em consultórios odontológicos, nos ossos da face maxila e mandíbula posicionado abaixo da gengiva, substituindo as raízes dentárias. A função dos implantes é servir de estrutura para que o dentista consiga montar dentes substitutos sobre eles.

Como funcionam os implantes dentários? Quais seus benefícios?

Os implantes possibilitam que o paciente tenha mais estabilidade e segurança em todas as funções bucais proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras. Os implantes, por serem integrados ao osso, possibilitam um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não deslizam ou escorregam na boca, o que é um grande benefício durante a alimentação e fala.

Benefícios do implante dentário

As próteses e dentaduras podem se tornar opções desconfortáveis ou até inviáveis para algumas pessoas, devido a pontos doloridos ou dificuldade de adaptação anatômica a estes aparelhos. Ao colocarmos implantes torna-se dispensável desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos (como ocorre ao se optar por pontes fixas convencionais).

Quem pode receber um implante dentário?

Para receber um implante, é necessário estar em dia com a saúde bucal, ter gengivas saudáveis e ossos adequados para receber e sustentar o implante. É necessária uma avaliação do cirurgião dentista e a realização de alguns exames solicitados. Você também deve comprometer-se a manter os hábitos de higiene e cuidado oral, mantendo as estruturas saudáveis. De forma imprescindível, é necessária uma atenção à higiene bucal e visitas regulares ao dentista.

Tipos de implantes dentários

O implante ósseo integrado é, sem dúvida, o tipo de implante mais recomendado e preferido. O implante ósseo integrado é extremamente eficaz no tratamento total ou parcial de pacientes com perdas dentais graves, leves ou moderadas.

Os Implantes ósseo integrado, posicionados por meio de procedimento cirúrgico diretamente no osso alveolar. O período da osseointegração (integração do implante ao osso) dependendo da região onde será posicionado, se houver exodontias antes da colocação do implantes é necessário espera um período maior de osseointegração, quando o osso está já reparado após exodontias podemos colocar os implantes imediatos junto com a prótese. Muitas vezes mesmo fazendo exodontias múltiplas ou unitárias podemos fazer a instalação e a prótese provisória imediata. Após este período de integração do implante ao osso, uma segunda cirurgia é realizada. Durante este segundo procedimento ocorre a ligação do implante ao meio bucal, a gengiva que está recobrindo o implante é finalmente descoberta pelo cirurgião dentista e um ou mais dentes artificiais são, de forma individual ou agrupados em uma prótese, conectados ao implante.

Quando há o agrupamento em uma prótese, o procedimento pode ocorrer de duas formas:

Prótese Protocolo: —Prótese total implantosuportada, que pode ser feita em resina ou porcelana, é uma prótese fixada sobre 4 a 8 implantes em média. A prótese protocolo além de propiciar uma boa estética é uma excelente opção para quem deseja se desvencilhar da dentadura. A prótese protocolo é parafusada e retirada apenas pelo dentista. O único contraponto a este tipo de prótese ocorre por ser um tipo de prótese mais difícil de ser higienizada, já que todos os dentes são conectados entre si, o que exige ainda mais cuidado e atenção à saúde oral do paciente.

Prótese Overdenture: — A prótese Overdenture, confeccionada em resina, é uma prótese total removível sobre implante. É mais barata em relação à prótese protocolo pois exige um menor número de implantes (de 2 a 4 em média). Esta prótese é como uma dentadura mas com o diferencial de ter um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, assim conferindo maior estabilidade em relação à dentadura. Esta prótese, como não é parafusada, pode ser retirada pelo paciente facilitando o processo de higienização e manutenção da saúde bucal. Também faremos a manutenção dessa prótese pelo menos 1 vez ao ano para trocar as esferas de retenção.

Prótese sobre implante unitária.

É a mais usada pois repõe 1 ou mais elementos perdidos quase que imediato sem precisar desgastar nenhum dente, sendo mais indicada e substituindo as prótese fixas tradicionais por essa vantagem. Pode ser em qualquer região da boca sua instalação.
Agendar